sábado, 14 de janeiro de 2012

Animes

Dando Vida Para Os Sonhos Da Alma

Anime é o termo utilizado para se referir as animaçãos japonesas em geral. Anime inclusive  é literalmente uma abreviação da palavra animation, mas podemos dizer que atualmente não desigana somente a animação japonesa, mas também os pseudo-animes que tem surgido misturando o melhor das animações ocidental e oriental.

É muito comum ouvir até mesmo entre fãs a afirmação que animes são as versões  animadas dos mangás. Apesar de tal afirmação não ser de todo mentira, pois no inicio esse era o curso normal de um mangá, atualmente o caminho pode ser inverso.

Muitos animes se originaram de mangás de renome, mas atualmente grandes titulos do mangá tiveram suas origens nas telas de TV. Essa via de mão dupla tem se tornado muito comum nos últimos anos e proporcionado um número igual de diferenças em popularidade entre uma mesma série em midias diferentes.

Da mesma forma que os mangás, os animes são divididos em gêneros de mesmo nomes. Portanto um mangá shounen continuará a ser um anime shounen, porém agora como um programa de TV sua classificação se torna ainda mais dispersa.

Devido a censura em geral cenas de luta de um anime são suavizadas de diferentes formas. Corpos dilacerados ganham cortes lisos sem órgão ou ossos aparecendo, o sangue pode ganhar cores diferentes dependendo do ser retratado (preto ou roxo), cenas de sexo podem ser suavizadas ou mesmo mostradas com cenas do próprio mangá em preto e branco, uma cena de assassinato pode não mostrar o momento em que a ferida é feita na vitima, entre outros meios de se suavizar outras cenas pesadas.

Além de ser uma midia para popularizar uma série em mangá ou mesmo uma ideia que irá se tornar um mangá no próprio Japão e no mundo os animes acabaram sem querer tornando outra midia japonesa muito popular no mundo dos fãs: a fonografia ou, mais popularmente conhecida, a música japonesa.

Com o passar do tempo as aberturas de muitos animes se tornaram amadas pelos ocidentais que buscaram mais informações como nome da música, nome do cantor, outros trabalhos em animes e consequêntemente seu próprio trabalho musical.

Novamente uma via de mão dupla surgiu de onde os fãs de determinado cantor ao verem seu nome relacionado a um anime novo procuravam mais informações sobre a série e assim podiam se tornar fãs dela mesmo depois da música do seu cantor ser trocada por outra.

Além das músicas o mercado de animes abriu ou segmento de fãs: os fãs de dubladores. No ocidente apesar de muitas pessoas adorarem ver seus filmes dublados muitos não se dão conta de que um mesmo dublador está por trás de quase todos os filmes de determinado ator americano.

Porém no Japão isso faz o nome de muitos animes, por que se o dublador em questão for muito famoso sua simples presença em determinada série já é o suficiente para causar um temporal de pesquisas sobre a história do anime.

No Japão também as substituições de dubladores sem um motivo são normalmente vistas como um desrespeito ao telespectador de forma geral, sendo que muitas séries tiveram problemaas de audiência por trocarem o dublador sem razão.

No Brasil isso acontece muito, mas a felência de alguns estúdios de dublagem originais de certas séries colaboram para essa mudança. Além disso existem os casos de morte ou trabalhos em andamento de dubladores originais (o mesmo caso acontece no Japão, porém de forma diferente).

Os animes já se tornaram tão importantes no Japão que existe até o caso de uma série que tirou seu estúdio da falência eminente e ainda se tornou uma das séries mais populares entre fãs no mundo todo por sua história ter revolucionado o mercado de aimes dos anos 90. Neon Genesis Evangelion, ou simplesmente Evangelion, foi o anime mais confuso e aclamado no mundo mesmo tendo só 26 episodio (ou talvez por ter apenas 26).

A série foi feita com as últimas verbas do Estudio Gainax, que estava esperando apenas a falência oficial na época. O então roteirista Yoshiyuki Sadamoto começou a série de forma simples, mas acabou com o tempo tornando a trama uma das mais complicadas e surpreendentes do mundo. Devidos aos problemas financeiros a série tem muitas cenas escuras e com personagens falado de costas, compensados infinitamente pelas cenas de batalhas.

Evangelion é um anime inexplicavelmente absoluto ao se entrar no territoório de animes, principalmente por que o Estudio Gainax ganhou tanto dinheiro com a série que saiu da falência, ainda hoje existe e continua a produzir animes de otima qualidade. Evangelion fez 10 anos em 2005 e ganhou além de uma remasterização em alta definição explicando os mistérios ainda inexplicaveis e duas fragrancias de perfume baseadas nas duas garotas protagonistas do anime.

Assim como Evangelion existem outras séris que rendem a seus autores muito lucro em brindes variados (mas nenhuma tirou seu estudio da falência) indo desde chaveiros a refinados e detalhados figure action (figuras de ação) que seriam com estatuetas em minuatura de escala de determinado personagem. Embora possa parecer brincadeira de criança, algumas dessas miniaturas custam mais de mil reais de pendendo do seu tamanho, nivel de detalhes e fabricante.

Animes normalmente são lançados em DVD's no Japão após determinado tempo de estréia e rendem outro mundo de dinheiro. Cada volume vem com uma imagem diferente estampada no disco, sendo normalmente de personagems diferentes. Algumas edições limitadas de um mesmo volume disponibiliza diferentes estampas para um mesmo disco (10 mil de um personagem, 10 mil de outro e assim vai) o que pode fazer os mais fanaticos comprarem um exemplar de cada.

Diretamente falando muitos consideram o “amor” por tais série uma doença e, fazendo parte desse grupo de fãs, não poderia afirmar que essa afirmação seja de todo errada. Porém na mesma proporção o futebol é uma doença em massa no Brasil, o basebal e o futebol americano nos EUA e cada país tem seu vicio, sua doença nacional incuravel.

Eu ainda não vi uma briga como a dos estadios envolvendo animes, o que ainda nos dá uma margem de ganho. Brincadeira.

Falar que não é um vicio ou um tipo de doença seria mentira, pois como ouço muito do meus pais “tudo que é em exesso é ruim” (não que eu tenha dado muito ouvido a isso). Mas devo dizer que os beneficios trocados tem sido bons (no que diz respeito a minha pessoa).

Com isso concluo a parte sobre animes tendo certeza que fiquei a dever algo mais obetivo, mas satisfeita em ter feito algo a respeito.

Fontes para esse artigo: Infelizmente a autora não se recorda de nenhuma das fontes originais ou dos nomes das pessoas com quem conversou sobre o assunto, pois seu cérebro não parece muito amigo nesse momento. Sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário