sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Claymore

Pate 1 de 2
(Na verdade era pra ser uma única postagem, mas o texto ficou muito grande para fazer assim. Então é outra matéria em duas partes.)

Um Mundo de Mulheres em Guerra

Claymore (クレイモア, Kureimoa, Claymore) é um mangá escrito e ilustrado por Norihiro Yagi e publicado mensalmente pela Monthly Shonen Jump desde 2001.

A revista foi encerrada e atualmente, a publicação continua na Jump Square com periodicidade mensal.

Uma adaptação para anime foi feita pela Madhouse e exibida pela Nippon TV, contém 26 episódios de 23 minutos de duração cada.

O Mundo
A história de Claymore se passa em um mundo medieval imaginário.
O ambiente em que a história se passa é um grande continente que é considerado pelas pessoas que nele moram o único do mundo (pois nenhuma expedição para fora dele teve sucesso).

Os cenários variam constantemente desde uma floresta a grandes montanhas geladas ou desertos, cannions, cidades ricas ou pobres.

Nesse mundo duas raças convivem em conflito: os humanos e os Youmas.
Os humanos são pessoas normais que estão sempre a sombra do medo pela ameaça que os youmas representam.

Youmas são criaturas ancestrais. Predarores perfeitos que se alimentam de humanos (das vísceras para ser mais exata). Os humanos não consequem combater os youmas pois os mesmos ao devorarem um humano conseguem assimilar todas as suas memórias, manias e forma fisica, enganando facilmente seus amigos e familiares mais próximos.

Para combater os youmas surgiu há muito tempo uma organização secreta e sem nome que começou a criar híbridos das duas espécies, que ficaram conhecidos entre os humanos como Claymores devido as grandes espadas claymores que carregam em suas costas.

Uma Claymore se torna uma hibrida ao ter a carne e o sangue de um youma implantados em seu corpo atrávez de um metodo extremamente dolorido e perigoso que somente a Organização domina. Pelo fato de serem híbridas as Claymores são temidas pelos humanos mais do que um youma.

Uma guerreira ultiliza um poder chamado YOUKI (aura do monstro), proveniente de sua parte youma para aumentar sua força, velocidade, agilidade e poder de recuperação no combate aos youmas.

A principal caracteristica de uma Calymore são seus olhos prateados, que com a lireração do youki ficam dourados. Todas as guerreiras são loiras, independente da cor de cabelo que possuiam antes da transformação (embora existam casos isolados de guerreiras coloridas, também chamadas de experiências fracassadas). Algumas ainda podem ter orelhas pontudas “elficas” dependendo de como seus corpos reagiram ao proceso que as tornou hibridas.

A principio todas as Claymores apresentadas são mulheres, mas a Organização já últilizou homens em seus serviços, mas tal experiência não teve o sucesso esperado. Desde então somente mulheres foram aceitas na Organização (leia mais em Kakuseishas).

O quadro de guerreiras oficiais da Organização conta com um total de 47 guerreiras, que representam as 47 regiões do continente. O número de aprendizes porém pode ser de quase cem guerreiras para substituição em caso de morte de uma oficial.

Sendo a mais forte a número 1 e a mais fraca a número 47. A faixa de maior rotatividade de guerreiras é entre os números 30 e 47, que são frequêntemente substituidas.

As Guerreiras (Claymores)
Uma Claymore possui a aparência de uma mulher humana (normalmente muito bonita, embora existam algumas exeções).

Uma claymore era originalmente um ser humano normal. Em sua maioria meninas orfãs expulsas de suas vilas por conta do medo dos demais moradores do único sobrevivênte de uma família em que um youma se escondeu.

Sem ter uma casa, comida ou um meio de se proteger essas garotas buscam a organização como meio de sobrevivência. Elas então são transformadas em hibridos tendo a carne e o sangue de um youma inserido em seus corpos.

Algumas criam um forte desejo de vingança que pode leva-las a loucura devido a suas lembranças humanas por verem seus familiares serem devorados por youmas.

Existe também uma outra forma de criar uma guerreira hibrida. Como o caso da protagonista Clare que tem a carne e o sangue de outra guerreira implantado em seu corpo (Teresa do Sorriso Enigmático), fazendo dela uma guerreira apenas 25% youma.

Devido ao fato de serem hibridas todas tem olhos prateados (o que também lhes rendeu o apelido Bruxas Cinzentas).

Uma guerreira precisa de pequenas porções de comida a cada três ou sete dias e água a cada três dias, o que as qulifica para logas jornadas pelos grandes desertos do continente. Apesar disso existem guerreiras que sentem fome normalmente e outras que após uma experiência de quase despertar sofrem um aumento significativo de apetite.

Uma guerreira tem mais força que um humano e por isso pode manipular uma espada claymore com uma única mão. Elas também são mais rápidas em velocidade e agilidade que um youma. Algumas podem ler o fluxo de youki do youma de forma tão perfeita que conseguem até mesmo prever seus movimentos antes de serem executados. Outras podem fazer movimentos de espada tão rapidos que nem outra guerreira no rank seguinte de força conseguem ver, enquanto outras adquirem a habilidade de estender seus membros (braços e pernas) “facilmente”.

Claymores vestem um uniforme que consiste em uma peça só e apertada ao corpo de uma calça longa e uma camisa de manga comprida. Guerreiras com poderes de metamorfose fisica podem recolocar partes ou o uniforme todo com uma malha de material diferente que pode se esticar para se igualar as mudanças.

Acima disso, elas usam algumas peças de armaduras como: protetores de pescoço, grevas de metal, vembrassas (largos protetores de pulso feito de metal), ombreiras longas e uma saia parcial de metal para as mulheres. Para os homens, um cinto longo de metal e um protetor genital. E finalmente, usam uma capa curta junto com um pedaço de pano marcado com seu específico símbolo de certificação ligado a região abaixo do seu pescoço.

Cada Claymore tem um símbolo único que serve como uma marca de identificação. Essa marca também aparece na espada e em Cartas Negras que lhes forem designadas. (Leia mais em A Carta Negra)

Entre as guerreiras existem dois grupos distintos: guerreiras defensivas e guerreiras ofensivas. Tal diferença surge no momento da transformação em hibrido. Uma guerreira defensiva é aquela que acaba inconciêntemente buscando a própria sobrevivência e uma ofensiva é aquela que volta todo o seu ser em direção a justiça ou vingança.

Assim os dois grupos apresentam diferenças nas habilidades de combate e uso do poder youma.

Benkai (Defensivo): A categoria defensiva é dotada de uma incrível habilidade auto-regenerativa. Uma característica única desse estilo é que uma Claymore que perde algum membro consegue regenerá-lo após certo tempo, e o novo membro mantem a sua força e proeza original. Também podem recuperar órgãos vitais (menos o coração). Atingir sua cabeça ou separa-la do corpo é a forma mais eficiente de matar um guerreiro defensivo.

Shuukai (Ofensivo): A categoria ofensiva é capaz de executar ataques mais poderosos. Entretanto não são capazes de regenerar membros perdidos com eficiência. Se um Claymore desta categoria perder um membro e tentar regenerá-lo, este terá a mesma força de um membro humano. Apesar disso, Claymores dessa categoria podem reatar seus próprios membros perdidos caso esses estejam inteiros e a ferida da qual tenham sido perdidos não tenha sido feita a muito tempo. No caso de órgãos vitais (estomago, pulmão) é improvavel que a guerreira sobreviva ou se regenere.

Durante a série é citado o nivel de liberação do youki, mas além de não ser exato ele é propenso a grandes falhas no que diz respeito a alguns personagens.

Porcentagem de liberação de Youki:
A partir de 10%: Os olhos mudam de cor;
A partir de 30%: O rosto fica distorcido;
A partir de 50%: O corpo sofre alterações para o estado Youma;
A partir de 70%: A mente fica confusa e torna-se 70% Youma;
A partir de 80%: Ponto tido como sem retorno — passando desse limite é, teoricamente, impossível impedir a transformação em Kakuseisha.

Já participei de muitas discuções entre fãs e com isso chegamos a um meio termo sobre alguns pontos do poder das guerreiras.

Todas estão usando o youki desde o inicio, porém até 9,99% não existe alteração fisica.
Da mesma forma entre 10% e 29,99% a mudança ocorreria somente na cor dos olhos e assim por diante.

Não existe algo como uma base sólida para essas teorias, apenas um alto número de discuções entre fãs que acabaram concordando depois de muito tempo e observações cuidadosas.

Kakuseisha
Uma Claymore é um humano transformado em hibrido.
Essa transformação apesar dos beneficios fisicos para as batalhas cobra um alto custo das guerreiras que vão aos poucos se convertendo em youmas.

A transformação não é certa, mas para que uma Claymore se mantenha longe dela é necessário uma grande força de vontade fisica e mental para resistir ao impulso de liberar todo o seu poder.

Caso não resistam a esse impulso podem despertar se tornando Kakuseishas ou, na tradução, Seres Despertados.

O principal motivo da organização não usar mais homens é sua facilidade em despertar.
Segundo as próprias guerreiras da Organização a liberação de youki proporciona ao indivíduo um prazer semelhante ao prazer sexual.

Por esse razão ao liberar o youki pela primeira vez o hibrido homem despertava de imediato. Porém as mulheres demonstraram maior reistência sendo mantidas como armas enquanto os homens foram excluidos da seleção. Mas existem mulheres que tem até mais problemas que os homens para controlar a liberação de youki.

O despertar de um guerreiro (homem ou mulher) causa ao mesmo a mais profunda dor e o maior prazer, pois todo o poder que estava até então contido em seu corpo é liberado de uma só vez.

Um Despertado é uma criatura dotada de toda a inteligência que tinha como humano, porém com um poder muitas vezes maior e uma incrivel fome por vísceras e sangue humano.

Quando uma Claymore desperta ela perde sua humanidade que a mantinha lutando contra os youmas e se volta contra os humanos para poder saciar seu apetite (que após a transformação é maior que a de um despertado mais velho).

Existem indicios que um despertado (homem ou mulher) que vive por muito tempo e mantem uma “dieta” contante pode, com o tempo, passar a comer menos que um youma normal. Porém uma das condições para esse estado se concentra em não usar poder em combates e, talvez, nas condições emocionais do indivíduo.

Despertados tem sentimentos como um humano. Raiva, admiração, desejo, amor, e outros. Alguns inclusive tem tantos sentimentos que se torna dificil diferencia-los de humanos nesse ponto.

A Carta Negra
Uma guerreira pode sentir quando não pode mais conter sua porção youma.
Quando os primeiros sintomas começam a aparecer ela pode seguir por alguns caminhos diferentes:
continuar tentando conter o poder e conseguir inpedir o despertar (embora os casos sejam raros), despertar de vez (essa escolha tem poucos adeptos) ou solicitar sua execução pela Organização.

Normalmente quando uma guerreira sente seu despertar se aproximando ela retira da bainha de sua espada uma “carta” negra com seu simbolo desenhado e pede que o homem de preto ou ela mesmo entrega a sua colega mais próxima para que seja executada.

Normalmente a guerreira pode solicitar que sua melhor amiga entre as guerreiras ou alguém que ela admire dentro da Organização seja o seu executor.

Apesar de ser cruel visto de fora, as guerreiras se sentem muito agradecidas quando são atendidas em seus pedidos de execução e suas executoras tem em mente que cumprir o pedido da companheira é a maior prova de que de amizade entre elas que podem dar.

Alguns despertados como Easley Prateado do Norte, Imperatriz Riful do Oeste, Luciela do Sul e outros tem até a capacidade de voltar à forma humana e agir como humanos normais.

Deserção
Uma guerreira também pode ser condenada a execução de se sair da Organização.

Em teoria e pratica, uma guerreira é uma propriedade da Organização, por isso a menos que a própria Organização a despense de suas funções a guerreira deve morrer lutando contra os youmas ou ser executada pela carta negra.

Quando uma guerreira deserta da Organização um grupo de caça é colocado no seu encalço para executar a traidora.

Já aconteceu de uma guerreira ser dispensada e depois readimitida no quadro da Organização, mas foi o único caso de dispensa da história da Organização e consequêntemente o único de readimissão.

A Regra
A Organização tem várias pequenas regras.
Ser discreto, obedecer suas ordens sem reclamar, não arrumar problemas para a Organização.

Mas somente uma regra é tida como superior as outras: “Não matar humanos”.

Uma guerreira luta pelos humanos, mas a regra foi estabelecida para que nenhum humano fosse morto em nenhum caso.

Se por acidente uma guerreira matar um humano enquanto luta contra um youma, ela será executada por suas companheiras como traidora.

Se uma guerreira matar um humano que a atacou fisicamente ou um bandido que pudesse estar matando outros humanos também será executada como traidora.

Muitas guerreiras já foram executadas por matar humanos por razões das mais simples as mais complexas.

O caso mais notavel seria o da guerreira de rank 1 Teresa do Sorriso Enigmatico, que após executar um grupo inteiro de bandidos fugiu de sua primeira execução tendo incapacitado todas as suas companheiras presentes. Seu segundo grupo de busca apesar de ter exito na execução foi dizimado por uma das guerreiras que perdeu o controle.

Abissais
São guerreiros de número 1 que despertaram completamente. Só houve três vezes que isso ocorreu: uma da geração dos homens e duas da geração das mulheres. São considerados os mais poderosos seres despertados de todo o mundo retratado em Claymore.

Riful (リフル, Rifuru)
Da primeira geração das mulheres, foi a mais jovem da história a ser a número 1 e a mais jovem a despertar. Vive com Dauf, um despertado que era rank #2. É dona das terras do Oeste e tem uma personalidade sádica. Quando Easley começou a tomar posse de algumas terras, ela passou a montar um exército, e assim passou a torturar guerreiras para despertá-las e assim usá-las contra o exército de Easley. Seu corpo humano é de uma criança, com cabelos escuros. Na sua forma despertada, seu corpo é enorme e tem aparência de uma mulher adulta, ela possui lâminas por todo o corpo. Não se sabe como ela pode ser vencida, pois já se mostrou no mangá que mesmo se ferir sua cabeça, nada vai adiantar.

Easley (イースレイ, Īsurei)
Da primeira geração de homens, Easley é dono da porção Norte das terras. Ele encontrou Priscila em uma cidade quando esta começou a invadir vilas, e assim que foi demonstrado a superioridade de Priscila em relação à Easley, este jurou lealdade e ficou com ela. Como a Priscila é um despertado que, teoricamente, não pode ser derrotado nem mesmo por um ser abissal, Easley resolveu tomar as outras terras. Ele que estava por trás da guerra do Norte, quando havia um grande número de despertados para acabarem com 24 guerreiras. Easley foi morto recentemente pela mais nova arma da Organização contra os Abissias, os chamados Abissal Feeders (深淵喰い, Shin'en Gui, Devoradoras de Abissais ou DA's como ficaram conhecidas entre alguns fãs).

Luciela (ルシエラ, Rushiera,)
É irmã da Raphaela. Foi experimento pioneiro da organização, que consistia basicamente em uma irmã despertar completamente e entregar a consciência para a outra irmã para que ela possa retornar à forma humana. Era um processo arriscado, e assim Raphaela não conseguiu "segurar" Luciela, o que causou o despertar completo dela. Ela lutou com Easley para defender as terras do Sul — das quais era dona —, porém não conseguiu fazê-lo e fugiu. No caminho, encontrou Raphaela que tinha como missão matá-la.

Contudo, Raphaela estara confusa sem saber se deveria matá-la como manda a Organização ou se deveria protegê-la como diz seu coração de irmã. Então acaba criando uma solução que englobaria ambas finalidades: fundi-se completamente a irmã, colocando-a e a si mesma em um estranho estado vegetativo — onde mais tarde são encontradas por Riful que planeja despertá-las num ser extramente poderoso à sua mercê.

Easley foi morto recentemente pela mais nova arma da Organização contra os Abissias, os chamados Abissal Feeders (深淵喰い, Shin'en Gui, Devoradoras de Abissais ou DA's como ficaram conhecidas entre alguns fãs).

Riful também foi vitima dessas criaturas, mas teve que enfrentar Alicia e Beth, as gêmeas números 1 e 2 da Organização além de serem as versões perfeitas do projeto iniciado com Raphaela e Luciela. Mas Riful morreu mesmo pelas mãos de Priscila (depois da mesma ter matado Alicia e Beth como se fossem bebês).

As devoradoras são um tipo de guerreira criada através da carne e sangue de um despertado. Sua única razão de viver é devorar o alvo definido (Easley e Riful) seguindo-os atraves do cheiro e dos movimentos.

São capazes de se regenerar de quase todos os ferimentos (exeto a cabeça arrencada).

Na segunda parte irei falar da história em sí e passar informações sobre onde ler o mangá e sobre o anime.

Sobre as matérias eu estou pensando em outras, mas por hora estou escrevendo sobre os assuntos que mais gosto e entendo.

Então até a próxima postagem.

Fontes para esse Artigo: Wikipédia; Revista Neo Tokyo; Mangá Claymore Panini; Mangá Claymore Online; Anime Claymore; Comunidade Claymore Anime & Mangá no Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário